Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra as complicações causadas pelo vírus da gripe, será realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza neste sábado (10), com todas as Unidades de Saúde funcionando das 8 às 17 horas.
Para facilitar o acesso, um ponto extra de vacinação será montado na avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro, próximo à Casa da Cidade, oferecendo uma alternativa prática para quem estiver na região central durante o fim de semana.
Além da vacina contra a gripe, as Unidades de Saúde com sala de vacinação também disponibilizarão outras vacinas do calendário nacional, permitindo a atualização da caderneta de imunização.
Durante o Dia D, a Vigilância Epidemiológica também estará presente no ponto extra realizando testes rápidos para detecção de ISTs, como HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, ampliando os cuidados com a saúde da população.
A vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, incluindo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
“O outono e o inverno são períodos em que as doenças respiratórias se intensificam, e a vacina contra a gripe é uma ferramenta fundamental de prevenção. Nossas equipes estão prontas para atender, e reforçamos o convite para que todos aproveitem esse momento de campanha ampliada”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.
A orientação é que os cidadãos levem um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Caso não a tenham em mãos, apenas o documento já é suficiente para o atendimento.