O ano letivo de 2025, da rede estadual de ensino de Santa Catarina, começa hoje, e o governo do Estado investiu em uma série de novidades para receber os estudantes catarinenses.
A ampliação da oferta de aulas de inglês para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto-piloto com o método IntraAct de alfabetização e melhorias na infraestrutura das escolas estaduais são algumas dessas iniciativas.
Neste ano, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual passarão a ter aulas de inglês. Com isso, todos os estudantes desta etapa terão a oportunidade de aprender uma segunda língua.
Além disso, o Estado realizará um projeto-piloto com o método IntraAct de alfabetização em 73 escolas estaduais. Desenvolvido na Alemanha, o método servirá como um subsídio para o trabalho dos professores ao longo do processo de alfabetização dos estudantes.
O IntraAct já foi aplicado em municípios brasileiros e teve sucesso para alfabetizar crianças em um prazo médio de quatro meses. Além disso, o modelo também se mostrou eficaz para aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Baseado na Neurociência Cognitiva, o método funciona como um material interativo e acessível para múltiplas necessidades. Ele estabelece uma relação interativa, conduzindo o processo de aprendizagem de forma simples, correta e clara, cujos resultados são comprovados na prática.
Infraestrutura
A secretaria de Estado da Educação (SED) também está comprometida com o aprimoramento da infraestrutura das escolas estaduais. Para garantir ambientes cada vez mais adequados e funcionais para o ensino em todo o estado, foi retomada a cooperação técnica entre a Diretoria de Infraestrutura Escolar da SED e o Núcleo de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), visando planejar, acompanhar e executar obras nas escolas estaduais.
Essa atuação conjunta reforça o compromisso do governo do Estado com a melhoria das condições de ensino em Santa Catarina. Atualmente, são 142 obras em andamento, com previsão de que 130 sejam concluídas ao longo de 2025.
Fonte: Diário do Sul