noticias Seja bem vindo ao nosso site VOZ DA FAMILIA!

Mundo

Cientistas da agência americana de medicamentos afirmam que descongestionantes nasais com a fenilefrina não funcionam quando usados por via oral

'Atentas' e 'preparadas': farmacêuticas que vendem remédio ineficaz segundo painel da FDA monitoram situação.

Publicada em 13/09/23 às 20:55h - 26 visualizações

VOZ DA FAMILIA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cientistas da agência americana de medicamentos afirmam que descongestionantes nasais com a fenilefrina não funcionam quando usados por via oral  Compartilhar a noticia Cientistas da agência americana de medicamentos afirmam que descongestionantes nasais com a fenilefrina não funcionam quando usados por via oral  Compartilhar a noticia Cientistas da agência americana de medicamentos afirmam que descongestionantes nasais com a fenilefrina não funcionam quando usados por via oral

Link da Notícia:

Cientistas da agência americana de medicamentos afirmam que descongestionantes nasais com a fenilefrina não funcionam quando usados por via oral
Por esse motivo, remédios podem sair do mercado americano. No Brasil, Anvisa ainda não se posicionou.  (Foto: Redes Sociais)

Por Roberto Peixoto, g1 13/09/2023 13h53 

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA) disse que está acompanhando atentamente a revisão da fenilefrina oral pela FDA, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos.

Na última terça-feira (12), conselheiros da agência afirmaram que a droga é ineficaz, especificamente nessa sua forma oral, encontrada em diversos remédios para congestão nasal.

 

A ACESSA representa gigantes farmacêuticas como a Hypera Pharma, P&G Health, Aché, Bayer, entre diversas outras.

"Como ainda não há uma decisão sobre o tema, à medida que mais informações forem disponibilizadas pela FDA e outras agências reguladoras, estaremos preparados para avaliar de forma proativa e apropriada, fornecendo orientações claras e precisas aos consumidores", disse a entidade, em nota.

 

Se a FDA seguir as recomendações do painel (o que geralmente acontece), farmacêuticas poderão ser obrigadas a retirar das prateleiras americanas seus medicamentos orais contendo fenilefrina.

No Brasil, pelo menos por enquanto, nada muda, visto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não se manifestou sobre a decisão do grupo consultivo americano.


Ao g1, a ACESSA reforçou ainda a segurança dos medicamentos sem prescrição contendo a substância no país 

 

"[Esses remédios], amplamente utilizados para o alívio de sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal, tiveram sua segurança comprovada pela Anvisa e continuam disponíveis no mercado brasileiro", garantiu.


A FDA, no entanto, não discutiu esse ponto. Pelo contrário, afirmou que a fenilefrina é segura, porém ineficaz, já que não cumpre o que promete nessa sua forma.


FONTE: G1

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48)998465876

Visitas: 28378
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2024 - VOZ DA FAMILIA - PORTAL VOZ DA FAMÍLIA. Notícias, reportagens e produções musicais de nossa terra!