noticias Seja bem vindo ao nosso site VOZ DA FAMILIA!

Cidade

Tubarão há 156 anos.

O colunista do DS Ramires Linhares faz um breve relato dessa história de Cidade Azul.

Publicada em 27/05/26 às 12:54h - 24 visualizações

VOZ DA FAMILIA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tubarão há 156 anos.   Compartilhar a noticia Tubarão há 156 anos.   Compartilhar a noticia Tubarão há 156 anos.

Link da Notícia:

Tubarão há 156 anos.
 (Foto: Reprodução)

Por Ramires Linhares

Hoje quem está “soprando velinhas” é o nosso município, a querida Cidade Azul, que completa 156 anos desde sua emancipação político-administrativa de Laguna. Mas como tudo isso aconteceu? É o que vamos tentar contar agora, bem rapidinho.

O ato que hoje celebramos, ocorrido no dia 27 de maio de 1870, foi o ápice de uma série de acontecimentos, leis e ações que vinham ocorrendo em uma região da cidade de Laguna, uma das mais antigas de Santa Catarina.

Começamos esta “linha do tempo” a partir de 1833, quando, para cumprir uma lei imperial, a Vila de Laguna foi dividida em distritos. O povoado que se formou nas terras do Tuba-Nharô tornou-se o 5º destes distritos. Pela divisão aprovada na Câmara Municipal da vila, em 22 de abril, nasceu o distrito do Poço Grande do Rio Tubarão, com limites no rio da Madre, na Vila de Lages e, aoSul, com outro distrito, o de Nossa Senhora Mãe dos Homens do Araranguá.

 

À época, a Igreja Católica era incorporada ao Estado, que se valia de alguns termos e divisões da jurisdição eclesiástica. Era o caso de Freguesia, que correspondia à Paróquia da Igreja.

Em 1836, no dia 7 de maio, através do decreto provincial nº 32, foi criada a Paróquia, com a invocação de Nossa Senhora da Piedade e a Freguesia do Distrito do Poço Grande do Rio Tubarão.

A partir de 1869, o distrito do Poço Grande do Rio Tubarão passou a se movimentar politicamente, liderado pelo major João Antunes Tio, capitão Luiz Martins Collaço e outros políticos que, com influência tanto na sede da Vila de Laguna como na capital da Província, reivindicavam a criação do município.

 

Tubarão como município nasceu pela Lei nº 635, assinada pelo presidente da Província, Francisco Ferreira Corrêa, após aprovação da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina. A lei desmembrava de Laguna dois distritos, que passariam a formar o “município do Tubarão”. Eram a freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Tubarão e a de Nossa Senhora Mãe dos Homens do Araranguá, assim elevadas à categoria de Vila (município). 

 

Tubarão foi o 13º município criado em Santa Catarina e o segundo a desmembrar-se de Laguna (Florianópolis foi o primeiro). Com superfície de 8.225 km², o município criado tinha limites partindo de Laguna, findando na fronteira do Rio Grande do Sul e, ao oeste, na Serra Geral. Do primitivo território de Tubarão foram desmembrados 9 municípios e, destes, mais 27 novas cidades, até o momento atual. 

A população aproximada na emancipação era de 13.000 habitantes, e as principais atividades econômicas eram agricultura e comércio. A Lei 635 ainda determinou a criação da Câmara Municipal, Ofícios de Justiça e cargos de tabelião, escrivão, dentre outros. Leis provinciais posteriores criaram e nomearam cargos e divisões estruturais necessários ao funcionamento do novo município.

 

E assim nasceu a cidade que tanto amamos. 

Parabéns, Tubarão!

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48)996113187

Visitas: 200088
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2026 - VOZ DA FAMILIA - PORTAL VOZ DA FAMÍLIA. Notícias, reportagens e produções musicais de nossa terra!
Converse conosco pelo Whatsapp!