
O Florescer do Bem deste sábado teve como tema principal o voluntariado na saúde em Tubarão e região.
O programa, apresentado neste dia cinco de outubro pela assistente social Charla Flor Antunes, pela média Cristine Fernandes e pela arteterapeuta Schirlei Alegre, teve convidadas a Intensivista pediátrica Karla Dal Bó Michels, coordenadora médica curso de medicina unisul campus Tubarão, coordenadora técnica UTI pediátrica e neonatal hospital nossa senhora da Conceição tubarão e membro do corpo clínico uti pediátrica e neonatal Unimed Tubarão e também de Beatriz Gonçalves Nascimento, presidente do Comitê Estudantil Voluntariado e acadêmica da 11ª fase do curso de Medicina - Unisul TB.
Elas falaram sobre o Comitê Estudantil Voluntariado que surgiu no segundo semestre de 2023, da vontade de um grupo de jovens de fazer a diferença na comunidade que vivem.
Hoje em dia, o CEV conta com 39 diretores e já ultrapassou 10.000 atendimentos realizados ao longo de pouco mais de 2 anos de existência.
O comitê existe não apenas em Tubarão, mas também em todas as universidades da Inspirali, que inspiram e apoiam o espírito voluntariado dos alunos.
As ações em saúde do Comitê contemplam saúde carcerária, mutirões de atendimento em comunidade, saúde que acolhe que ocorre no Abrigo dos Velhinhos de Tubarão e diversas outras ações conforme calendário anual.
O objetivo maior do comitê é expandir a medicina humanizada e ajudar, a cada mutirão, a comunidade.
Karla e Beatriz explanaram com propriedade a a praticidade deste projeto, os resultados obtidos até agora e abrangência regional deste trabalho.
É importante salientar que este comitê conta também com o apoio de os outros cursos da universidade. Esta parceria é fundamental para para que estas ações aconteçam da forma tão efetiva e extraordinária, como vem acontecendo.