A entrevistada do Programa Florescer do Bem deste sábado, foi a Assistente Social Varinea Patrício, que deu um verdadeiro exemplo de luta e de superação .
Desde criança, Varínea aprendeu a conviver com situações extremamente adversas. Ela e suas irmãs deixaram o lar, em razão das violências sofridas, sendo acolhidas por outras famílias. Foi adotada e rejeitada após três adoções. Sofreu abuso sexual, preconceito, discriminação, falta de amparo... e, diante de tantas situações negativas e conflitantes, chegou até a uma inaceitável tentativa de suicídio. Esta loucura, segundo ela, não foi com o intuito de desmerecer sua própria vida, mas de acabar com o sofrimento em que ela e as irmãs sofriam. Obviamente, hoje ela se arrepende e repudia qualquer tipo de atentado à vida. Pelo contrário: luta por ela. E, como Deus tem um propósito para todos nós, para Varínea não foi diferente: Hoje, ela instrui crianças e adolescentes a denunciarem qualquer tipo de violência, principalmente a sexual. É separada, tem uma filha de 4 anos e trabalha na Prefeitura de Capivari de Baixo, na Secretaria de Assistência Social.
Varínea Patrício poderia ter sido uma das muitas pessoas que, diante de qualquer situação adversa social ou familiar desistem de tudo e de todos, indo para caminhos incertos. Pelo contrário: deu a volta por cima de tudo o que de ruim aconteceu em sua vida e reconstruiu sua história, ajudando pessoas a construírem um mundo melhor.
O Programa Florescer do Bem é apresentado todos os sábados na Rádio da Família 87.9 fm Tubarão e reapresentado no Portal Voz da Família em www.vozdafamilia.com.br