noticias Seja bem vindo ao nosso site VOZ DA FAMILIA!

Cidade

Rio Tubarão tem a qualidade das águas sendo monitorada

A primeira coleta de amostra de águas ocorreu nos afluentes da margem esquerda

Publicada em 12/05/24 às 21:01h - 10 visualizações

VOZ DA FAMILIA


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Rio Tubarão tem a qualidade das águas sendo monitorada  Compartilhar a noticia  Rio Tubarão tem a qualidade das águas sendo monitorada  Compartilhar a noticia  Rio Tubarão tem a qualidade das águas sendo monitorada

Link da Notícia:

 Rio Tubarão tem a qualidade das águas sendo monitorada
Rio Tubarão  (Foto: Assessoria de Imprensa TB)

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (FUNAT), em cooperação com a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), iniciou nesta semana o Projeto Rios de Tubarão, que tem como objetivo realizar o monitoramento e avaliar a qualidade das águas superficiais dos principais rios do município.

A lógica do projeto está pautada na avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Índice de Toxidez (IT) em dois pontos de um mesmo manancial para verificar o quanto as atividades socioeconômicas ali desenvolvidas estão interferindo na qualidade das águas da referida área.

A primeira coleta de amostra de águas ocorreu no Rio Tubarão e em afluentes da margem esquerda (rios do Pouso, Caruru e Capivari) e da margem direita (rios da Madre e Pinheiros, além dos rios dos Corrêas, Ilhota e Córrego Mesquita, que deságuam na Lagoa de Jaguaruna).

Toda a ação foi acompanhada por técnicos da FUNAT que orientaram o representante do laboratório contratado indicando, em cada manancial, os pontos que foram previamente selecionados para se fazer as coletas. A realização das análises físico-químicas e biológicas, com a devida interpretação dos resultados obtidos, será determinante para a quantificação do Índice de Qualidade da Água.

Durante essa etapa do projeto, a equipe técnica da FUNAT realizará o acompanhamento de todas as coletas e aproveitará a oportunidade para identificar as diversas atividades socioambientais que ocorrem nas principais microbacias hidrográficas, para posteriormente avaliar possíveis interferência na qualidade das águas dos mananciais, bem como, já de imediato, exigir a realização de ações/projetos visando recuperar a qualidade das águas.

O monitoramento da qualidade das águas será realizado, mensalmente, pelos próximos 12 meses e gerará, ao final do projeto, um importante banco de dados que servirão de suporte para a realização de outros projetos, bem como a utilização do mesmo para sustentar as tomadas de decisões para se melhorar a qualidade das águas superficiais do município.

A próxima coleta, segundo cronograma realizado em conjunto com a AGR, acontecerá na primeira semana do mês de junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa TB




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48)998465876

Visitas: 28358
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - VOZ DA FAMILIA - PORTAL VOZ DA FAMÍLIA. Notícias, reportagens e produções musicais de nossa terra!