
Muita vontade de viver - até o fim. Aos 47 anos, Tiago Pitthan trata um câncer em estágio terminal e decidiu lidar com a proximidade da morte de uma maneira muito particular: quer celebrar a vida ao lado das pessoas que ama e, para isso, decidiu antecipar o próprio velório.
Esta mátéria foi apresentada no programa Fantástico, deste domingo(31).
Tiago diz na resportagem que seu tempo é hoje, apesar de a gente insistir em falar em morte e tentar esquecer disso e acrescenta: “A gente não lida com a morte como uma coisa real. É diferente quando você pensa: vai acontecer com todo mundo, quando você fala: 'Opa, está acontecendo comigo'. Eu descobri que meu câncer era terminal, foi um choque. Esse momento eu encarei de frente e falei: ‘Caraca, eu vou morrer’.”
Os sintomas começaram no réveillon de 2024. Um câncer agressivo no estômago.
A gente marcou a cirurgia. O médico entrou no quarto e falou: ‘Tiago, infelizmente a cirurgia não deu certo, porque seu câncer é metastático. Já está no intestino grosso, no delgado, e não tem o que fazer’”, conta Tiago.
Tiago faz quimioterapia e imunoterapia para tentar desacelerar o crescimento dos tumores. Mas, no fim de 2025, a doença piorou, e o tempo para o Tiago ganhou outras dimensões.
Daí veio o anúncio: um velório que não fala de morte, é uma celebração à vida. O evento aconteceu no dia 30 de maio. A mãe está assimilando a ideia aos poucos.
A festa começou com roda de samba. A primeira lista tinha 50 convidados, a segunda, 100. Até que virou: "quem quiser é só chegar". E o velório do Tiago virou um grande evento.