Desde janeiro, a jovem Daiane dos Santos Cachoeira, de Gravatal, luta pela vida. Ela foi diagnosticada com suspeita de hepatite autoimune e cirrose no fígado.
Além disso, os dois rins estão com problemas. Longe do convívio dos colegas de classe, ela foi surpreendida pela turma e professores, que organizaram uma festa-surpresa na escola. A jovem completou 17 anos.
A iniciativa partiu do professor Emanuel Rodrigues, junto com a professora Simone Mendes, que acompanha a aluna em seu atendimento domiciliar.
Motivados pelo desejo de fazer algo especial no aniversário da estudante, os professores se mobilizaram para arrecadar doações e organizar uma festa inesquecível.
O evento foi planejado como uma forma de aliviar a dor de estar longe da convivência escolar e de celebrar o espírito lutador da jovem, que, mesmo afastada, permanece dedicada aos estudos.
Para ajudar na data especial, diversas ações de empresas e amigos ajudaram a tornar o evento possível.
A decoração foi montada com a ajuda da irmã do professor Emanuel, que, junto a uma empresa local, garantiu um ambiente acolhedor e festivo na Escola Antônio Knabben.
Os salgados foram parcialmente doados por Gorete Salgados, e o bolo foi um presente especial, feito pelo filho da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Paula.
Além disso, a estudante recebeu presentes como uma cesta de produtos naturais da Shambala, pijama e chinelo de quarto, e um “dia de beleza”, reforçando a ideia de proporcionar momentos de cuidado e autoestima.
Emoção
Com a ajuda da escola, os professores prepararam uma surpresa em vídeo, onde amigos e colegas deixaram mensagens de carinho e felicitações.
A jovem foi levada à escola com a expectativa de uma aula especial com o professor Emanuel, mas acabou surpreendida ao descobrir a homenagem. Na sala organizada, onde ela encontrou todos os amigos e professores, a emoção tomou conta de todos os presentes.
“A festa, além de trazer alegria e conforto para a aluna, serve como um lembrete de que a união e o apoio comunitário podem fazer a diferença na vida de quem enfrenta desafios tão significativos.
Todos os envolvidos esperam que esse gesto inspire mais pessoas a ajudarem e a doarem para a continuidade do tratamento e qualidade de vida da jovem”, diz o professor.
Ajuda para Daiane
Acompanhando a trajetória de Daiane de perto, a ex-professora Gabriela conta que professores e a comunidade estão sempre buscando formas de apoiar a jovem e sua família, devido às demandas de uma dieta restrita e aos custos adicionais com transporte e médicos. Além disso, a estudante tem duas irmãs pequenas e vive com a mãe, que enfrenta as dificuldades de manter todos os cuidados. Quem desejar ajudar pode fazer doações através do Pix 0751512990, em nome de Joziane Guimarães dos Santos (Bradesco).
Fonte: Diário do Sul