noticias Seja bem vindo ao nosso site VOZ DA FAMILIA!

Brasil

Pena de Fátima de Tubarão gera discordância entre ministros do STF

Supremo Tribunal Federal julga Fátima de Tubarão, que ameaçou ‘pegar o Xandão’; Moraes e Zanin discordam sobre pena e aguardam votos de outros ministros nos ataques de 8 de janeiro

Publicada em 04/08/24 às 22:39h - 16 visualizações

VOZ DA FAMILIA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pena de Fátima de Tubarão gera discordância entre ministros do STF  Compartilhar a noticia Pena de Fátima de Tubarão gera discordância entre ministros do STF  Compartilhar a noticia Pena de Fátima de Tubarão gera discordância entre ministros do STF

Link da Notícia:

Pena de Fátima de Tubarão gera discordância entre ministros do STF
Dona Fátima  (Foto: Divulgação Redes Sociais)

O Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta semana  a Dona Fátima de Tubarão, que ameaçou ‘pegar o Xandão’; Moraes e Zanin discordam sobre pena e aguardam votos de outros ministros

A condenação da catarinense Fátima Mendonça Jacinto Souza, a Fátima de Tubarão, envolvida nos ataques de 8 de janeiro de 2023, gerou discordância entre os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Moraes votou por uma pena de 17 anos de prisão, mas Zanin defende uma pena menor.

Moraes é o relator do julgamento. Para Zanin, Fátima de Tubarão deve cumprir 15 anos, sendo 13 anos e seis meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção.

Além de Moraes e Zanin, o ministro Flávio Dino também já deu o seu voto. Dino acompanhou o voto de Moraes. Os demais ministros ainda não votaram.

O que é a pena que está sendo discutida

Os votos de Moraes e Dino determinam que Fátima fique em reclusão por 17 anos. Já o voto de Zanin defende que a pena deve ser menor e dividida em 13 anos e meio de reclusão e um ano e meio de detenção.

Na pena de reclusão, o regime de cumprimento pode ser fechado, semi-aberto ou aberto, e normalmente é cumprida em presídios de segurança máxima ou média.

Já a detenção não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado. A detenção é cumprida no regime semi-aberto, em locais menos rigorosos como colônias agrícolas, industriais ou similares, ou no regime aberto, nas casas de albergado ou outros estabelecimentos adequados.

Quais crimes são imputados a Fátima de Tubarão?

Os três ministros que já deram seus votos condenaram Fátima por cinco crimes previstos no Código Penal:

  • Golpe de Estado (art. 359-M);
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L);
  • Associação criminosa armada (art. 288-A);
  • Deterioração de patrimônio tombado (art. 165);
  • Dano qualificado (art. 163).

Ela é julgada no plenário virtual do STF. O julgamento começou na sexta-feira (2) e vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (9). Nesse período, os ministros devem depositar seus votos no site do STF.

Fátima de Tubarão ameaçou ‘pegar o Xandão’

Fátima, que tinha 67 anos no dia dos atos, é natural de Tubarão, no sul de Santa Catarina, e ganhou destaque nas redes sociais por conta dos ataques de 8 de janeiro.

Um vídeo gravado durante a invasão às sedes dos Três Poderes (assista abaixo) mostra Fátima de Tubarão dizendo estar “quebrando tudo” e ameaçando Moraes: “Vamos para guerra. Vou pegar o ‘Xandão’ agora”, disse ela durante os ataques.

 Fonte: ND Mais. Matéria de Giovani Martins, Florianópolis




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48)998465876

Visitas: 40349
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - VOZ DA FAMILIA - PORTAL VOZ DA FAMÍLIA. Notícias, reportagens e produções musicais de nossa terra!