A comemoração foi em dose tripla neste dia 27 de maio para o tubaronense Lindomar Cardoso Tournier. Nesta terça-feira, ele comemorou seus 103 anos de vida, mesma data do aniversário do município de Tubarão, que completou 155 anos.
A celebração ainda foi marcada pelo lançamento de sua mais nova obra literária: "Iracema". Seu 21º livro foi lançado em frente à Livraria La Fontaine, no Farol Shopping, com a presença de amigos e autoridades, sendo considerado um marco para a cultura catarinense.
O escritor é fundador, membro emérito e ocupante da cadeira 14 da Academia Tubaronense de Letras (Acatul).
Durante o lançamento, Lindomar Tournier agradeceu aos amigos da Acatul e a todos que os auxiliaram a concluir sua 21ª obra literária. “Já estou escrevendo mais um livro e se Deus quiser, ano que vem estaremos aqui novamente”, disse.
Em dezembro, o tubaronense foi oficialmente reconhecido como o escritor mais longevo em atividade no mundo, e está em processo para receber o reconhecimento oficial pelo Guiness Book, uma honraria que pode colocar Tubarão e Santa Catarina em evidência no cenário literário internacional.
Nascido em 27 de maio de 1922, em Lauro Müller, Lindomar vem de uma família humilde. Ele frequentou a escola apenas de 1929 a 1933. Isto porque, aos 11 anos, precisou abandonar os estudos no quarto ano do primário para trabalhar. Aos 50 anos, o artista se mudou para Tubarão.
Autodidata, ele adquiriu conhecimentos com as experiências da vida. Seu Lindomar trabalhou como farmacêutico prático até os 76 anos, quando começou a se dedicar integralmente à literatura e à pintura.
O primeiro livro dele, “Albertina”, foi lançado em 1997. Atualmente, ele é o escritor mais velho em atividade.
Fonte: Folha Regional